#update-nag, .update-nag { display: none !important; }
Home > Notícias > 03 de Maio – Dia Mundial da Espondilite Anquilosante

03 de Maio – Dia Mundial da Espondilite Anquilosante

espondilite1

Doença inflamatória crônica acomete principalmente as articulações da coluna causando limitação da mobilidade 

No dia 3 de maio comemora-se o Dia Mundial da Espondilite Anquilosante. A Espondilite Anquilosante (EA) é uma doença inflamatória crônica que afeta principalmente as articulações da coluna, causando limitação da mobilidade e perda de flexibilidade da coluna vertebral. Ela atinge principalmente homens entre os 20 e os 30 anos, e o principal sintoma é a dor lombar prolongada. As causas desta enfermidade ainda são desconhecidas, mas estudos apontam que os fatores genéticos podem ser determinantes.

infografico-espondilite
A dor se inicia lentamente e atinge com frequência a região lombar ou as nádegas, causando comumente rigidez na parte inferior das costas. Ao contrário da dor nas costas comum, na EA a dor costuma ser pior pela manhã e após períodos mais prolongados de repouso, havendo melhora da dor com a movimentação do corpo.

Outros sintomas que podem estar presentes são: dor no calcanhar (na planta do pé), inflamação nos olhos, rigidez no quadril e dor e inchaço nas articulações dos tornozelos, joelhos e ombros.

Assim como ocorre com diversos reumatismos, o tratamento tem como finalidade aliviar a rigidez e a dor, permitindo às articulações afetadas maior mobilidade e flexibilidade.

Entre as recomendações estão a prática diária de exercício físico, fisioterapia, treino de postura e evitar longos períodos de imobilização. Além disso, dependendo da gravidade do caso, podem ser indicadas medicações antiiinflamatórias e outros medicamentos para diminuir a inflamação e a dor.
No caso de dúvidas ou para mais orientações, procure o reumatologista.