#update-nag, .update-nag { display: none !important; }
Home > Notícias > 12 de outubro: Dia Mundial da Artrite Reumatoide
Idoso bicicleta

12 de outubro: Dia Mundial da Artrite Reumatoide

Idoso bicicleta

Mal reumatológico que acomete as juntas, tecidos circundantes e órgãos internos compromete os movimentos dos indivíduos

No dia 12 de outubro comemora-se o Dia Mundial da Artrite Reumatoide, que se caracteriza como uma doença inflamatória crônica e autoimune que atinge principalmente as articulações (juntas) e tecidos circundantes, além de órgãos internos como rins, coração e pulmões, comprometendo os movimentos do indivíduo.

De causas desconhecidas, a enfermidade é mais comum em mulheres a partir dos 50 anos, mas pode afetar ambos os sexos independente da idade. A articulação atingida se apresenta dolorida, quente, avermelhada e inchada. Existem dois tipos de artrite: monoartrite, quando somente uma articulação é atingida; e poliartrite, quando várias articulações apresentam algum tipo de inflamação.

Entre os principais sintomas estão mal-estar, rigidez pela manhã, perda de peso e falta de apetite, febre baixa, cansaço, dor no peito ao inspirar, dormência, formigamento e inchaço nas articulações dos pés, joelhos, punhos e mãos, que pode provocar a deformidade de acordo com a evolução do quadro e limitar a movimentação do paciente. Uma característica da artrite reumatoide é o comprometimento da sinóvia, um tecido repleto de líquido que funciona como um óleo lubrificante, reduzindo o atrito entre os ossos.

Pesquisas apontam que fatores genéticos e a presença de determinados genes, além do hábito de fumar, têm influência no desenvolvimento da doença. Assim como as demais doenças reumáticas, a artrite reumatoide não possui cura, mas algumas medidas como orientação nutricional para controlar o peso e o colesterol, fisioterapia e atividade física, ajudam a prevenir a evolução das deformidades e reduzir a inflamação das articulações, além de diminuir a dor e promover a qualidade de vida do paciente.