Câncer de Mama: Prevenção e diagnóstico precoce

  • Reading time:4 minuto(s) de leitura
  • Post category:blog
You are currently viewing Câncer de Mama: Prevenção e diagnóstico precoce

Doença atinge mais as mulheres após os 40 anos. Homens e pessoas mais jovens também podem sofrer com este tipo de câncer

Outubro é o mês rosa em alusão à prevenção, diagnóstico e combate precoce do Câncer de Mama. A campanha, surgida após a sugestão da Sociedade Americana do Câncer (ACS), que reconheceu eventos do outono norte-americano como sendo parte de um movimento único ao qual foi dado o nome de Mês da Consciência sobre o Câncer de Mama – é adotada em todo o mundo.

Reconhecida pelo governo dos Estados Unidos (EUA) e disseminada por vários países de modo a chamar a atenção sobre a prevenção, diagnóstico e tratamento já em fase inicial da doença, durante o período da campanha a cor rosa é usada para lembrar a importância da conscientização sobre o tema. Monumentos e prédios de diversos locais em todo o mundo são iluminados nos tons da campanha, assim como distribuídos laços de fita como símbolo da luta contra a doença.

O Câncer de Mama atinge em sua maioria, mulheres acima dos 40 anos, mas homens ou pessoas mais jovens também podem desenvolver a doença. Estar atento e realizar o autoexame com frequência é o primeiro passo para a prevenção deste mal que representa mais de 25% dos tipos de câncer que acometem as mulheres. Aproximadamente 2 milhões de novos casos surgem anualmente no mundo.

Como reconhecer?

Conhecer o próprio corpo é primordial para identificar alguns sintomas. Após a identificação de alterações, nódulos ou dores nas axilas, mamas e mamilos é necessário procurar por um médico mastologista. A doença diagnosticada em fase inicial pode apresentar remissão, enquanto em casos mais severos, pode levar a sequelas e até mesmo a morte.

Reconhecer sintomas do Câncer de Mama pode ser uma questão de toque e é possível realizar o autoexame de forma prática e rápida:

  • De pé, em frente a um espelho observe a superfície da pele, o bico dos seios e seu contorno se estão uniformes
  • Nesta mesma posição levante os braços na lateral e perceba se com o movimento surgem alterações no contorno das mamas
  • Coloque um braço atrás da cabeça e com a ponta dos dedos apalpe delicadamente as mamas. Perceba se há nódulos ou se sente dores nos seios e axilas e mamilos com o toque
  • Deitada com o braço acima da cabeça toque os seios, axilas e mamilos com a ponta dos dedos, repetindo o mesmo movimento feito diante do espelho

A Sociedade Brasileira de Mastologia possui um material informativo com demais esclarecimentos sobre a doença.

Confira também a história em quadrinhos de Laura Ribeiro  que mostra uma visão das mulheres ao receberem o diagnóstico de Câncer de Mama:

outubro-rosa-laura-ribeiro-1

outubro-rosa-laura-ribeiro-2

outubro-rosa-laura-ribeiro-3

outubro-rosa-laura-ribeiro-4