Sociedade Paranaense de Reumatologia

Cantinho Literário

Com o objetivo de incentivar o talento literário de reumatologistas e graduandos em Medicina de todos os estados do Brasil, a Sociedade Paranaense de Reumatologia (SPR) conta com o “Cantinho Literário”.

Para colaborar neste espaço basta enviar textos não científicos e dados pessoais (nome do autor, estado e entidade filiada – quando associado) para os e-mails contato@reumatologiapr.com.br e imprensa@reumatologiapr.com.br.

A inspiração do “Cantinho Literário” surgiu após o Prêmio Dr. João Manuel Cardoso Martins, criado pela SPR em 2014 em memória do médico que dá nome ao concurso. Seu intuito é de despontar a verve literária de associados às entidades regionais brasileiras, além de estudantes – por meio de textos literários não científicos apresentados na forma de crônicas, sátiras, minicontos e historietas.

Os inscritos no concurso participam com textos literários inéditos que são avaliados de acordo com a qualidade gramatical, estrutura e conteúdo, recursos de articulação e criatividade. A inscrição do prêmio anual antecede a Jornada do Cone Sul.

Sobre João Manuel Cardoso Martins

Nascido em Portugal, João Manuel Cardoso Martins chegou ao Brasil no início da década de 1950 e viveu na região de Londrina (interior do Paraná) até se mudar para a capital paranaense e cursar a faculdade. Especialista em Reumatologia e Clínica Médica, era também escritor e poeta – tendo iniciado o interesse pelas letras ainda na academia com o Jornalzinho “O crânio”. Anos depois, criou canais de interação com os médicos, principalmente os mais jovens.

Foi professor da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR) por 43 anos e destacou-se não apenas pelo conhecimento da Medicina repassado a seus inúmeros alunos, mas principalmente pela formação humanista que tanto praticava.

No início do despertar literário escreveu um livreto com dicas para os colegas, e mais tarde produziu um encarte no jornal do Conselho Regional de Medicina do Paraná (CRM-PR) ao qual batizou de “Iátrico” (relativo à arte de curar). Este encarte, posteriormente foi transformado em revista.

Em 2013, Martins foi distinguido com a “Comenda Moacyr Scliar de Medicina, Literatura e Arte”, honraria do Conselho Federal de Medicina – em reconhecimento ao seu trabalho em prol da ciência médica e da cultura. Este posto antes tinha sido alcançado somente por Ivo Pitanguy e Armando Bezerra. A homenagem ocorreu durante o III Congresso Brasileiro de Humanidades em Medicina, em Salvador. Na ocasião foi lançado o livro “Primeiras Impressões”, coletânea de crônicas do autor que associam medicina e arte.

Cantinho da Literatura