#update-nag, .update-nag { display: none !important; }


Cantinho Literário



Com o objetivo de incentivar o talento literário de reumatologistas e graduandos em Medicina de todos os estados do Brasil, a Sociedade Paranaense de Reumatologia (SPR) conta com o “Cantinho Literário”.


Para colaborar neste espaço basta enviar textos não científicos e dados pessoais (nome do autor, estado e entidade filiada - quando associado) para os e-mails contato@reumatologiapr.com.br e imprensa@reumatologiapr.com.br.


A inspiração do “Cantinho Literário” surgiu após o Prêmio Dr. João Manuel Cardoso Martins, criado pela SPR em 2014 em memória do médico que dá nome ao concurso. Seu intuito é de despontar a verve literária de associados às entidades regionais brasileiras, além de estudantes - por meio de textos literários não científicos apresentados na forma de crônicas, sátiras, minicontos e historietas.


Os inscritos no concurso participam com textos literários inéditos que são avaliados de acordo com a qualidade gramatical, estrutura e conteúdo, recursos de articulação e criatividade. A inscrição do prêmio anual antecede a Jornada do Cone Sul.



Sobre João Manuel Cardoso Martins


Nascido em Portugal, João Manuel Cardoso Martins chegou ao Brasil no início da década de 1950 e viveu na região de Londrina (interior do Paraná) até se mudar para a capital paranaense e cursar a faculdade. Especialista em Reumatologia e Clínica Médica, era também escritor e poeta - tendo iniciado o interesse pelas letras ainda na academia com o Jornalzinho “O crânio”. Anos depois, criou canais de interação com os médicos, principalmente os mais jovens.





Foi professor da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR) por 43 anos e destacou-se não apenas pelo conhecimento da Medicina repassado a seus inúmeros alunos, mas principalmente pela formação humanista que tanto praticava.


No início do despertar literário escreveu um livreto com dicas para os colegas, e mais tarde produziu um encarte no jornal do Conselho Regional de Medicina do Paraná (CRM-PR) ao qual batizou de “Iátrico” (relativo à arte de curar). Este encarte, posteriormente foi transformado em revista.


Em 2013, Martins foi distinguido com a “Comenda Moacyr Scliar de Medicina, Literatura e Arte”, honraria do Conselho Federal de Medicina - em reconhecimento ao seu trabalho em prol da ciência médica e da cultura. Este posto antes tinha sido alcançado somente por Ivo Pitanguy e Armando Bezerra. A homenagem ocorreu durante o III Congresso Brasileiro de Humanidades em Medicina, em Salvador. Na ocasião foi lançado o livro “Primeiras Impressões”, coletânea de crônicas do autor que associam medicina e arte.


Cantinho da literatura

“Restou da Raça Humana”

12 p

“RESTOU DA RAÇA HUMANA” FIQUEI NO ESPAÇO POR ANOS PERDI A CONTA DE QUANTOS DENTRO DE UMA AERONAVE MÃR SUPER EQUIPADA NA NOSS AESPERANÇA SURGIU UM PORTAL ENTRE ESTRELAS HAVIA UM PORTAL ABERTO JUNTO A GALAXIAS NÃO SABIAMOS AO CERTO QUE PLANETA NOS APRESENTOU NO CENTRO DESTE PORTAL… FICAMOS ESPERANÇOSOS …

Leia mais »