#update-nag, .update-nag { display: none !important; }
Home > Conheça a SPR > A história

A história

A Sociedade Paranaense de Reumatologia (SPR), filiada à Sociedade Brasileira de Reumatologia, foi fundada em 1966, em Curitiba, pelo reumatologista Acir Rachid, seu primeiro presidente, que iniciou sua vida médica no interior do Estado antes de mudar-se para a capital. Também participaram da fundação os médicos Antonio Carlos Boaretti, João Alceu Titton, Paulo Moreno Bergoc e Albano Manoel de Almeida Chaves Luis. No dia 22 de outubro de 1971, a Sociedade foi oficialmente registrada em cartório.

 

Outro importante médico foi Adalberto Scherer Sobrinho, pioneiro da reumatologia no Paraná, que frequentou congressos nacionais e internacionais sobre o tema e trouxe importantes inovações para o setor, como novos tratamentos e diagnósticos. Entre as décadas de 50 e 60, os professores de Clínica Médica do Paraná, Dr. Lisandro Santos Lima e Dr. Gastão Pereira da Cunha, começaram a abordar temas da reumatologia na Faculdade de Medicina do Paraná.

 

Em 1958, o professor de Clínica Médica, Dr. Arnaldo Moura, organizou um curso semanal de reumatologia em Curitiba com a presença de dois notáveis reumatologistas cariocas: Pedro Nava e Hilton Seda. Em 1963, Acir Rachid implantou a disciplina de reumatologia na Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Paraná (UFPR), tornando-se professor titular em 1978. Alguns anos depois, com o funcionamento regular da disciplina, foram criados os cursos de especialização na área e, a partir de 1984, a residência em reumatologia.

 

Em 1970, a SPR organizou e recebeu o Congresso Brasileiro de Reumatologia. Desde então, Curitiba tem sediado várias jornadas de reumatologia do Cone Sul, contando sempre com o apoio e participação do Rio Grande do Sul e Santa Catarina.