Dr. Acir Rachid e a história da reumatologia paranaense

  • Reading time:3 minuto(s) de leitura
  • Post category:Notícias

Sociedade Paranaense de Reumatologia perde seu sócio-fundador e primeiro presidente eleito

 

A história da reumatologia paranaense se mistura a da família Rachid que nos anos 40 – com o primogênito Acir Rachid – após a conclusão do curso de Medicina na Universidade Federal do Paraná (UFPR), deu início a sua inigualável contribuição à sociedade enquanto clínico geral e reumatologista.

Nas décadas seguintes, o médico dedicou-se com afinco à profissão e em 1963, a convite do professor Atlântido Borba Cortes (chefe do departamento de Clínica Médica), ocupou a vaga de auxiliar de ensino dando início a sua vida de docente acadêmico. Devido ao destaque de sua atuação, foi convidado a fazer parte do grupo do médico Gastão Pereira da Cunha com o intuito de, junto a ele, organizar e fazer funcionar o ensino da Reumatologia no Departamento de Clínica Médica da UFPR.

Com o cargo de chefe professor, Acir Rachid ministrou a princípio disciplinas sobre Febre Reumática, Artrite Reumatoide e demais doenças reumáticas inflamatórias, e ainda dividiu com os colegas outras disciplinas, laboratório e o cuidado dos doentes internados e do ambulatório. Após o funcionamento regular da disciplina de Reumatologia foram criados os cursos de especialização em Reumatologia e a partir de 1984 a Residência em Reumatologia, ambos os cursos coordenados por Rachid.

Sua vida acadêmica durante mais de 50 anos proporcionou a centenas e centenas de novos médicos uma formação humanitária e voltada ao exercício do amor em suas profissões. Professor Catedrático da UFPR, Rachid ensinou mais do que os mistérios da Medicina e sua especialidade, e sim, deixou a seus alunos um testemunho de dedicação e trabalho árduo em prol dos males da saúde que atingem os pacientes.

Paralela a sua atividade na academia, em 1966, Rachid fundou a Sociedade Paranaense de Reumatologia, representando a Especialidade de Reumatologia da Associação Médica do Paraná também filiada a Sociedade Brasileira de Reumatologia. Como primeiro presidente eleito da SPR esteve à frente das atividades desta Sociedade que contavam com reuniões que congregavam especialistas da capital, interior e outros estados como Santa Catarina.

Em 1970, organizou e presidiu o Congresso Brasileiro de Reumatologia, sendo eleito na ocasião, presidente da Sociedade Brasileira de Reumatologia para o biênio 1972/1974. Nos anos seguintes, a capital paranaense e demais municípios sediaram diversas Congressos Brasileiros e Jornadas Do Cone Sul de Reumatologia com o apoio e participação dos estados do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. Foi também contribuição da Reumatologia Paranaense a feitura e aprovação dos Estatutos da Sociedade Brasileira e igualmente do Regimento dos Fundos Remanescentes da SBR.

Diversos desses feitos não teriam acontecido senão pelo exemplo, afinco e dedicação do Dr. Acir Rachid que nos deixou neste início do mês de novembro. A Sociedade Paranaense de Reumatologia está consternada pelo falecimento de seu sócio-fundador e primeiro presidente eleito. A reumatologia brasileira e paranaense estão em luto pela irreparável perda de um médico, professor e ser humano ímpar. Enaltecemos a grandeza de sua vida brilhantemente dedicada ao exercício da especialidade e dedicamos aos familiares e amigos nossos mais sinceros sentimentos e solidariedade neste momento de passagem.

Marco Rocha Loures

Presidente da Sociedade Paranaense de Reumatologia