#update-nag, .update-nag { display: none !important; }
Home > Notícias > Escritor Curitibano ganha dois prêmios literários em encontro de reumatologistas

Escritor Curitibano ganha dois prêmios literários em encontro de reumatologistas

Prêmio Literário João Manuel Cardoso Martins foi idealizado pela Sociedade Paranaense de Reumatologia

O médico reumatologista e escritor curitibano, Roberto Antonio Carneiro , foi o grande vencedor da primeira edição do Prêmio Literário Professor João Manuel Cardoso Martins. Ele teve dois trabalhos classificados. Em primeiro lugar, o conto “Magnólio, o futuro bufão” e em terceiro, “Bill, uma narração pelo menos estranha”.

Carneiro é médico, PHD, formado pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro, especialista em doenças reumáticas e doenças ósteo-metabólicas. O primeiro livro dele, “Contos de Lá e Cá”, lançado em 2011 pela editora Nouvelle, traz uma coletânea de contos, com uma visão humana e fraternal das pessoas e do mundo.

Além do escritor curitibano, foram premiados ainda os doutores Antonio Techy e Varlei Antonio Serratto, com trabalhos classificados em segundo e quarto lugares.

O presidente da Sociedade Paranaense de Reumatologia, Marco Rocha Loures, entidade que criou o prêmio literário, explicou que a idéia foi homenagear o médico João Manoel foi professor da PUC de Curitiba e editor de um suplemento literário do Conselho Regional de Medicina (CRM/PR) chamado Iatrico. “Era uma pessoa muito culta e respeitada por todos e para homenageá-lo, faremos a entrega o prêmio no sábado, dia 27, sábado, às 10 da manhã, com a presença de familiares dele e convidados. É uma forma da Academia de Medicina do Paraná, a qual ele pertencia, lembrar seu nome”.

ENCONTRO

A entrega da premiação aconteceu no final de semana, durante a 6ª Jornada de reumatologia, realizada de quinta a sábado (25 a 27), no Mabu Royal Hotel, centro de Curitiba. O encontro reuniu cerca de 150 profissionais da área de saúde, entre médicos reumatologistas, clínicos, ortopedistas e residentes, além de estudantes de medicina de todo o Paraná, do norte de Santa Catarina e do sul de São Paulo; e ainda especialistas internacionais, participaram, entre quinta-feira e sábado, em Curitiba, da 6ª Jornada Paranaenses de Reumatologia.

O encontro, foi considerado um sucesso pelo presidente da entidade, Marco Rocha Loures, por debater temas científicos importantes, como a Artrite Reumatoide e o Lúpus Eritematoso Sistêmico (LES). “O ponto alto do encontro foi, sem dúvidas, o alto nível das apresentações de dos debates”, avaliou o presidente. Para ele, os avanços científicos, mostrados durante a jornada, são essenciais para a melhoria do atendimento dos doentes. “Estes avanços científicos se traduzem numa importante para minorar os sintomas dos pacientes de doenças reumáticas”, acrescentou.

Um dos convidados ilustres, o reumatologista argentino, Gustavo Citera, expôs trabalhos de pesquisa clínica e experiência pessoal no tratamento da Artrite Reumatóide desenvolvidos na Argentina. E vai debater o que há de mais atual em diagnósticos e tratamentos das principais doenças reumáticas, avanços e atualizações no tratamento de Artrite Reumatóide e Lúpus.

premio
Dr. Bruno Maurizio Grillo (presidente da Academia Paranaense de Medicina), Dr. Vitor Manuel Martins (filho do Dr. João Manuel), Dr. Marco Rocha Loures (presidente da SPR), Dr. Roberto Antonio Carneiro (ganhador do premio) Dr. Antonio Carlos Monteiro Ribas (criador do prêmio)