#update-nag, .update-nag { display: none !important; }
Home > Doenças Reumatológicas > Espondilite Anquilosante

Espondilite Anquilosante

O que é?

É um tipo de artrite que causa inflamação na junção da coluna com a bacia, chamada articulação sacroilíaca. Isso causa dor na coluna lombar (e também no meio da nádega), principalmente depois de longos períodos de repouso, como por exemplo, quando a pessoa acorda de manhã.

É comum uma rigidez na coluna que dura mais de meia hora ao acordar . A dor da espondilite anquilosante melhora muito com movimentos (caminhar, alongar, nadar).

Qualquer outra articulação do corpo pode ficar inflamada, principalmente dedos dos pés, tornozelos, joelhos e quadril. Os olhos também podem ficar inflamados. Isso se manifesta com vermelhidão, dor intensa (geralmente um só de cada vez) que dura aproximadamente três semanas. No intestino também pode haver inflamação, e diarréia até mesmo com sangue.

Quem pode ter?

Homens jovens, entre 20 e 40 anos. Mulheres e crianças são menos acometidas, mas também podem ter.

Qual a causa?

Não se sabe a causa exata. No entanto, há um forte componente genético. O gene HLA-B27 está presente em mais de 90% dos casos de espondilite anquilosante.

Como é feito o diagnóstico?

O sintoma mais típico é a dor e rigidez nas costas que pioram com o repouso e melhoram com exercício. A positividade para o HLA-B27 e a presença de inflamação no sangue (medida pelos exames de VHS e PCR) ajudam no diagnóstico. A ressonância nuclear magnética auxilia nos casos incertos e ajuda a ver se a doença está ativa ou não.

Como é o tratamento?

A espondilite anquilosante melhora muito com antiinflamatórios e atividade física (fisioterapia, caminhadas, natação, etc.). Quando se tem certeza do diagnóstico, mas não houve melhora com atividade física regular e dois antiinflamatórios diferentes por 4 semanas de uso (4 semanas cada um), podem-se usar medicamentos biológicos.

Quais as consequências?

Sem tratamento, a espondilite anquilosante deforma a coluna e as articulações acometidas. Na coluna, acontece de uma vértebra “grudar” na outra, causando perda de mobilidade da coluna (chama-se isso de anquilose). A anquilose é irreversível até o momento, pois não existe remédio para mudar isso. Se ocorrer inflamação nos olhos e isso não for tratado, a pessoa pode ficar cega (geralmente um olho só).

 

Em todas as doenças aqui apresentadas, a consulta ao especialista é imprescindível. Procure seu reumatologista mais próximo aqui