#update-nag, .update-nag { display: none !important; }
Home > Notícias > FibroCuritiba promove encontro sobre tratamento sem remédios

FibroCuritiba promove encontro sobre tratamento sem remédios

Encontro será no sábado, dia 5 de agosto, a partir das 9 horas, Sala 3 do Anexo B do Hospital das Clínicas de Curitiba

O Grupo FibroCuritiba, criado há 12 anos pelo professor da Universidade Federal do Paraná (UFPR), reumatologista Eduardo Paiva, realiza na manhã do próximo sábado (5) um encontro com portadores de Fibromialgia, para ensinar tratamentos sem o uso de remédios. O evento tem o apoio da Sociedade Paranaense de Reumatologia (SPR).
Segundo o professor Paiva, o evento desta semana será um workshop. “Essas oficinas são aulas práticas, onde o Grupo FibroCuritiba ensina formas nào medicamentosas de tratamento. Esses encontros são abertos a todos os interessados”, informa.
A Fibromialgia é uma doença ainda incurável, que segundo a Sociedade Brasileira de Reumatologia, atinge cerca de 3% da população. O tratamento pode ser realizado por meio de atividades físicas, ou, com menor recomendação, remédios.
“Há medicamentos, mas o que ajuda são os exercícios aeróbicos, como caminhadas, ciclismo e hidroginástica e alongamento, por isso participar das atividades do grupo se torna muito importante para quem é portador da doença”, explica o dr. Eduardo Paiva.
“O modo de descobrir se alguém tem ou não a doença é a conversa entre médico e paciente. É como uma enxaqueca: as pessoas sabem que têm, mas não há um exame específico que confirme sua existência”, explica Paiva.
A agilidade no diagnóstico, segundo ele, evita que o paciente apresente outros sintomas ocasionados pela dor crônica, como a depressão, insônia e ansiedade. “Quem tem dores musculares ou de articulação muito intensas há mais de três meses deve procurar um reumatologista”, completa Eduardo Paiva.

SERVIÇO:
Assunto: Workshop – Oficina de aulas práticas
Local: Sala 3 do Anexo B do Hospital das Clínicas
Horário: a partir das 9h
Outras informações: no site do HC ou pelos fones (41) 3360-1094, 3363-0348 ou 3333-4524.