Novo destaque no site da SPR valoriza dom além da Medicina

  • Reading time:4 minuto(s) de leitura
  • Post category:Notícias
You are currently viewing Novo destaque no site da SPR valoriza dom além da Medicina

Cantinho Literário incentiva a cultura. Serão aceitos textos de médicos e estudantes da área de todos os estados do Brasil

Com o objetivo de incentivar o talento literário de reumatologistas e graduandos em Medicina de todos os estados do Brasil, a Sociedade Paranaense de Reumatologia (SPR) conta agora com o “Cantinho Literário” em seu site. O espaço destinado a textos não científicos de médicos e estudantes foi inspirado após o Prêmio Dr. João Manuel Cardoso Martins, criado pela SPR em 2014 em memória do reumatologista que dá nome ao concurso.

O prêmio anual, que em 2016 contou com sua segunda edição, tem o intuito de despontar a verve literária de associados às entidades regionais brasileiras, além de estudantes – por meio de textos literários não científicos apresentados na forma de crônicas, sátiras, minicontos e historietas. Os inscritos participam com textos inéditos que são avaliados de acordo com a qualidade gramatical, estrutura e conteúdo, recursos de articulação e criatividade; e sua inscrição antecede a Jornada do Cone Sul.

De acordo com o presidente da Sociedade Paranaense de Reumatologia, Marco Rocha Loures, o novo destaque do site da SPR visa além do incentivo à cultura e arte da escrita, o desenvolvimento e conhecimento de outras habilidades, além da prática médica. “O ser humano é dotado de diversos dons. E sabemos que médicos curam não somente o corpo, mas a alma. É um belo dom esse da escrita, faz com que outras pessoas se identifiquem e possam estar em contato com o lado mais humano dessas pessoas que se dedicam a amenizar as dores do corpo. As letras podem alimentar o espírito e esta é mais uma forma de incentivar os colegas de profissão a viverem seu lado artístico muitas vezes escondido por trás do jaleco”, conclui Loures.

Para contribuir no “Cantinho Literário” basta que os interessados enviem textos não científicos em qualquer formato, juntamente com os dados pessoais (nome do autor, estado e entidade filiada – quando associado) para os e-mails contato@reumatologiapr.com.br e imprensa@reumatologiapr.com.br. Serão aceitos escritos em todos os estilos, publicados ou inéditos. Os textos encaminhados poderão ser conferidos neste link.

Sobre João Manuel Cardoso Martins

Nascido em Portugal, João Manuel Cardoso Martins chegou ao Brasil no início da década de 1950 e viveu na região de Londrina (interior do Paraná) até se mudar para a capital paranaense e cursar a faculdade. Especialista em Reumatologia e Clínica Médica, era também escritor e poeta – tendo iniciado o interesse pelas letras ainda na academia com o Jornalzinho “O crânio”. Anos depois, criou canais de interação com os médicos, principalmente os mais jovens.

Foi professor da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR) por 43 anos e destacou-se não apenas pelo conhecimento da Medicina repassado a seus inúmeros alunos, mas principalmente pela formação humanista que tanto praticava.

No início do despertar literário escreveu um livreto com dicas para os colegas, e mais tarde produziu um encarte no jornal do Conselho Regional de Medicina do Paraná (CRM-PR) ao qual batizou de “Iátrico” (relativo à arte de curar). Este encarte, posteriormente foi transformado em revista.

Em 2013, Martins foi distinguido com a “Comenda Moacyr Scliar de Medicina, Literatura e Arte”, honraria do Conselho Federal de Medicina – em reconhecimento ao seu trabalho em prol da ciência médica e da cultura. Este posto antes tinha sido alcançado somente por Ivo Pitanguy e Armando Bezerra. A homenagem ocorreu durante o III Congresso Brasileiro de Humanidades em Medicina, em Salvador. Na ocasião foi lançado o livro “Primeiras Impressões”, coletânea de crônicas do autor que associam medicina e arte.