#update-nag, .update-nag { display: none !important; }
Home > Notícias > O pilates e as doenças reumatológicas

O pilates e as doenças reumatológicas

A Sociedade Paranaense de Reumatologia (SPR) tem convênio com o Studio de Treinamento Funcional e Pilates, de Curitiba, para atendimento aos seus associados.

O Pilates, segundo explica o reumatologista Marcel Morsch de Souza, consiste em um conjunto de exercícios que visam o controle do corpo e da mente. “Ele trabalha aspectos corporais como a postura, o condicionamento físico e o tônus muscular, além de lidar com a parte mental que inclui a respiração, o alongamento e o relaxamento”, explica o médico.
Para o educador físico Carlos Eduardo de Oliveira Sosnowski, os exercícios também aumentam a resistência física, a flexibilidade, corrige problemas posturais e alivia dores musculares. “São inúmeros os benefícios. Entre eles podemos apontar o aumento da concentração, melhoria na coordenação motora, na postura e na resistência muscular, promove menor atrito nas articulações, relaxa, ajuda no bem-estar e elevação da autoestima, a respiração e no controle de peso. Também auxilia na prevenção contra a osteoporose, elimina toxinas e facilita a drenagem linfática, expande a consciência corporal e promove o equilíbrio de todas as funções do corpo”, completa Eduardo Sosnowski.
Segundo os reumatologistas, por promover exercícios de baixo impacto, o pilates acaba sendo uma opção para pacientes com problemas articulares, como a artrite reumatoide e a artrose. “No período mais sintomático dessas doenças, exercícios mais leves e suaves que evitem a sobrecarga articular devem ser estimulados, visando mais a mobilização das articulações. Após essa fase, os exercícios podem progredir”, explica Marcel Morsch de Souza.
De acordo com ele, por trabalhar com o corpo e a mente, o Pilates também ajuda a aliviar as dores dos pacientes com fibromialgia, doença que causa dores generalizadas pelo corpo associadas a alterações no sono e no humor. “Além disso, para os pacientes que tem osteoporose o Pilates também pode ser uma opção por fortalecer a musculatura e melhorar a qualidade do osso. Devido a sua ampla variedade de exercícios, com a possibilidade de ser com menor impacto e poder ajudar no equilíbrio corporal e da mente, o Pilates é uma modalidade que pode ajudar os pacientes com dores articulares ou corporais”, encerra Souza.

SERVIÇO
O Studio Pilates está agora em novo endereço, com preços especiais para associados da SPR.
Rua Atílio Bório, 1.828, Curitiba
Fone (41) 3039-7697