Ponta Grossa terá ação de conscientização, sábado, 8 de abril

  • Reading time:3 minuto(s) de leitura
  • Post category:blog / Notícias

Veja vídeo >>> Reumatologistas da cidade de Ponta Grossa realizarão, no próximo sábado (8 de abril), no terminal urbano, uma “ação de conscientização sobre doenças reumatológicas”. Das 8 às 12 horas.

Veja vídeo sobre a ação em Ponta Grossa, nessa sábado, dia 8:

Como parte do projeto de interiorização e regionalização das ações da Sociedade Paranaense de Reumatologia, reumatologistas de Ponta Grossa realizarão uma ação de conscientização e orientação neste sábado, dia 8 de abril. O local escolhido foi o terminal urbano, por onde passam todos os dias milhares de pessoas.

O encontro com a população será coordenado pelos médicos Andrey Biff Sarris, Marcelo Derbli Schafranski e Fabiana Postiglione Mansani, com apoio da Sociedade Paranaense de Reumatologia (SPR). O evento é gratuito e aberto a todos que passarem pelo terminal. Os médicos vão orientar as pessoas sobre as mais de 120 doenças da área reumatológica.

Cada doença tem sua característica. A artrite reumatoide por exemplo, ocorre quando há uma alteração do sistema imunológico, que ataca as articulações. Os sintomas mais comuns são: dor, calor e vermelhidão nas articulações, rigidez matinal, deformidade das articulações.

A artrite não tem cura, nem prevenção, mas pode ser controlada. Já a artrose (ou osteoartrose) é diferente da artrite. Não é uma inflamação, é um desgaste da cartilagem das articulações. Nas mulheres, acomete mãos e joelhos. Nos homens, articulação coxofemoral. Exercícios físicos são indicados para a prevenção.

Outra doença reumática comum é a gota, uma inflamação das articulações por acúmulo de ácido úrico. Aparece principalmente nas articulações do dedão do pé, tornozelos e joelhos. Os sintomas são: dor aguda e inchaço. Não há cura definitiva, mas dá para controlar os sintomas.

Há ainda o lúpus que afeta vários órgãos e é uma doença autoimune. Os sintomas podem surgir de repente – dor nas articulações, febre, fadiga, lesões na pele, fotosensibilidade. Também existe tratamento, mas não cura definitiva. No Brasil, não há números exatos de pacientes com Lúpus, mas estima-se entre 120 mil a 250 mil casos, a maioria mulheres.

Já a fibromialgia é uma síndrome que se manifesta com dor em todo corpo, principalmente na musculatura. A dor acomete o corpo todo, além de fadiga, alteração no sono, ansiedade, depressão e alterações intestinais. Alongamento, musculação e atividades aeróbicas são indicados para melhora dos sintomas, já que não há cura.

As crianças também podem ter doenças reumáticas. O tratamento é o mesmo. Vale prestar atenção para saber se a criança tem algum dos problemas: febre ou artrite, dificuldade de movimentar algum membro e lesões na pele.

Serviço: Ação de conscientização e orientação sobre doenças reumáticas. Sábado, dia 8 de abril, no Terminal Urbano de Ponta Grossa, Paraná. 
Evento da Liga Acadêmica de Autoimunidade (LAAI) e Sociedade Paranaense de Reumatologia (SPR).