#update-nag, .update-nag { display: none !important; }
Home > Notícias > Presidente da SBR e reumatologistas inauguraram sede da SPR

Presidente da SBR e reumatologistas inauguraram sede da SPR

Inauguração da sede própria da SPR teve presença do presidente da Sociedade Brasileira (SBR), de todos os ex-presidentes da Paranaense, diretores, conselheiros e dirigentes de entidades médicas do Paraná.

Inauguração
Dr. Roberto Antonio Carneiro, Drª Marilia Barreto Gameiro Silva, Dr. Sebastião Cesar Radominski, Dr. Eduardo Santos Paiva, Dr. Georges Christopoulos (SBR), Dr. José Roberto Provenza (SBR), Dr. Marco Roha Loures, Dr. Acir Rachid Filho, Dr. Antonio Carlos Boaretti, Dr. Jurandir Marcondes Ribas Filho (APM) e Dr. Nerlan de Carvalho (AMP). Foto: Estela Klosovski

 

A sede própria da Sociedade Paranaense de Reumatologia (SPR) foi inaugurada na noite do dia 1º de junho com a presença do presidente da Sociedade Brasileira de Reumatologia, Dr. Georges Basile Christopoulos. Todos os ex-presidentes da SPR também compareceram, diretores e conselheiros da entidade, lideranças de entidades médicas do Paraná. Todos foram recebidos pelo presidente da Sociedade Paranaense de Reumatologia, Dr. Marco Rocha Loures.

O início do evento de inauguração aconteceu em um dos auditórios do Biocentro, onde está a sede própria da SPR, à rua Padre Anchieta, 1846 – sala 104, bairro Bigorrilho, em Curitiba. Compuseram a mesa principal o Dr. Marco Rocha Loures (SPR), o Dr. Georges Basile Christopoulos, presidente da Sociedade Brasileira de Reumatologia (SBR); o Dr. José Roberto Provenza, ex-presidente da Sociedade Paulista de Reumatologia e futuro presidente da SBR; Dr. Nerlan de Carvalho, presidente da Associação Médica do Paraná (AMP); Dr. Roberto Antonio Carneiro, conselheiro da SPR; Drª Gleyne Biagini, presidente da Abrasso Paraná, e Dr. Jurandir Marcondes Ribas Filho, secretário geral da Academia Paranaense de Medicina.

Os ex-presidentes da SPR compareceram: Dr. Antonio Carlos Boaretti, Dr. Sebastião Cesar Radominski, Dr. Acir Rachid Filho; Drª Marilia Barreto Gameiro Silva, Dr. Eduardo Santos Paiva e Dr. Marco Rocha Loures. Os ex-presidentes já falecidos, pioneiros da SPR, Dr. Acir Rachid, fundador, e Dr. Albano Manuel de Almeida Chaves Luiz, foram lembrados e homenageados no cerimonial e na Galeria dos Presidentes, também inaugurada na sede própria.

Pronunciamentos – O Dr. Jurandir Marcondes Ribas Filho, representando a Academia Paranaense de Medicina, falou da importância da Sociedade de Reumatologia na medicina do Paraná, dos seus esforços na área científica, de apoio aos médicos e de acesso à população, orientando e tornando a especialidade mais conhecida.
A Drª Gleyne Biagini, presidente da Abrasso Paraná, lembrou da importância do apoio da SPR às atividades da Associação Brasileira de Avaliação Óssea e Osteometabolismo, no estado. Desejou sucesso cada mais vez maior à SPR, agora com a sua sede própria, sonho que nasceu com os fundadores e se tornou realidade nesta gestão, do reumatologista Marco Rocha Loures.
O Dr. Roberto Antonio Carneiro, um dos nomes ilustres da reumatologia no país, Cidadão Benemérito de Curitiba e presidente do Conselho do Conselho Fiscal da SPR, fez um relato histórico da entidade e do trabalho dos reumatologistas para fazer a sua entidade, conquista bem-sucedida que agora chega a uma nova etapa, com a sua sede própria.
O Dr. Nerlan de Carvalho, presidente da Associação Médica do Paraná (AMP), disse que a sua entidade acompanha com admiração e respeito o trabalho da SPR, que tem contribuído para a valorização dos médicos e a compreensão maior, junto à população, sobre a medicina, as suas especialidades e a importância fundamental da orientação médica para os pacientes.
O Dr. José Roberto Provenza, presidente eleito da SBR, relatou a sua experiência como ex-presidente da Sociedade Paulista de Reumatologia, sobre o significado da aquisição da sua sede própria, ela também SPR (são duas no Brasil, Paulista e Paranaense). A partir da sede própria a entidade cresceu muito, ampliando a sua atuação em todo o estado e auxiliando a Sociedade Brasileira a se consolidar, no país.
O Dr. Georges Christopoulos não escondeu a emoção quando revelou que seu primeiro trabalho apresentado em um congresso nacional de reumatologia aconteceu justamente em Curitiba. Afirmou que tem testemunhado com alegria e entusiasmo as atividades e projetos da SPR, promovendo atividades científicas ao lado de eventos abertos à população, com constante informação e orientação sobre a reumatologia e importância do trabalho médico.
Lembrou o trabalho histórico realizado pela entidade paranaense, desde a sua fundação, os dois presidentes paranaenses (Dr. Acir Rachid e Dr. Sebastião Cesar Radominski) que muito fizeram pela Sociedade Brasileira da especialidade. Enalteceu o ambiente de cooperação e respeito aos reumatologistas da atual gestão, liderada pelo Dr. Marco Rocha Loures. Declarou que é justo que o Paraná volte a ter um presidente da Brasileira.
Conquista de todos – O presidente da SPR, Dr. Marco Rocha Loures, agradeceu todos os presentes, ao presidente da SPR, Dr. Georges, o futuro presidente, Dr. José Roberto Provenza, os representantes de entidades paranaenses de medicina, os ex-presidentes da Paranaense, diretores, conselheiros e colegas.
Fez um breve relato histórico da reumatologia no Paraná, registrou e homenageou os pioneiros.
Também compartilhou com cada ex-presidente, suas diretorias, e os atuais diretores e conselheiros, a conquista da sede própria.
Reafirmou que ele estará à disposição dos médicos, sempre no apoio às atividades científicas, sem deixar de cumprir a sua função de responsabilidade social, aberta à população, para orientar e informar sobre a especialidade, o reumatismo e as mais de 100 doenças catalogadas, algumas raras e pouco conhecidas.
Para o Dr. Marco, a sede própria será a Casa da Reumatologia do Paraná.
Marco finalizou a sua fala com um provérbio africano que afirma: “‘Se quer ir rápido, vá sozinho. Se quer ir longe, vá em grupo’. Aqui na SPR queremos ir longe e estamos trabalhando em equipe, com este objetivo! Muito obrigado a todos que têm contribuído para o engrandecimento da reumatologia e o desenvolvimento da nossa medicina!”

A inauguração – Finalizados a abertura e os pronunciamentos, todos foram até a sala 104 do Biocentro, onde foi cortada a fita simbólica à entrada da sala e descerrada a placa comemorativa.
Todos puderam conhecer a nova sede própria da SPR, a sala de reuniões e a Galeria de Presidentes.
Neste momento foi ampla a confraternização e foi possível perceber a alegria de todos pela conquista da Sociedade Paranaense de Reumatologia (SPR).

> Leia aqui o discurso do presidente da SPR, Dr. Marco Rocha Loures

Imprensa: Edmundo Pacheco (44) 99949 4239