#update-nag, .update-nag { display: none !important; }
Home > Doenças Reumatológicas > Síndrome de Sjögren

Síndrome de Sjögren

O que é?

É uma doença que causa olho seco e boca seca. O paciente refere que não tem lágrima, têm sensação de que os olhos ardem, queimam, têm areia, e que ficam vermelhos. A boca parece não ter saliva, o paciente tem dificuldade de engolir (principalmente alimentos secos), e frequentemente surgem múltiplas cáries.

Quem pode ter?

Normalmente a Síndrome de Sjögren é secundária, ou seja, acontece junto com outra doença reumatológica (principalmente artrite reumatóide e lúpus eritematoso sistêmico). Mas a síndrome pode ser primária, ou seja, acontecer sozinha. Acomete principalmente mulheres entre os 40 e 50 anos. Isso é um fator de confusão com os sintomas de climatério (período da vida antes e depois da menopausa, a última menstruação da mulher). No climatério (período da vida, e não doença), a mulher também tem várias “securas” – nos olhos, na boca, na pele, na vagina, no cabelo, etc.

Qual a causa?

Não se sabe. Tem origem genética, mas algum gatilho ambiental como infecções e cigarro podem desencadear a doença. O que acontece é que os linfócitos (células de defesa do organismo) atacam as glândulas que produzem as lágrimas e saliva.

Como é feito o diagnóstico?

O diagnóstico se baseia nos sintomas de olho seco e boca seca, além de exames de sangue. É muito importante que se afastem outras causas de olho seco (como conjuntivite alérgica) e de boca seca (como medicamentos, principalmente os antidepressivos). Às vezes, o paciente também pode ter manchas na pele que, quando biopisadas, mostram vasculite (inflamação dos microvasos da pele).

Como é o tratamento?

O tratamento se baseia em lubrificar o olho com colírios (que são muito parecidos com a lágrima natural) e lubrificar a boca com géis (“saliva artificial”). Quando colírios e saliva artificial não são suficientes para aliviar os sintomas, podem-se usar medicamentos que aumentam a produção de saliva e lágrima, como a pilocarpina. Nos casos mais graves, pode-se usar imunossupressores como cloroquina, hidroxicloroquina, metotrexato e rituximabe.

É muito importante que o paciente com Síndrome de Sjögren mantenha boa a higiene dos dentes e vá com frequência ao dentista. Não mascar chicletes e não comer balas que contenham açúcar é preciso, pois eles aumentam a chance de cáries e queda dos dentes.

Quais as consequências?
Se os olhos ficarem secos e não forem lubrificados, pode acontecer lesão da córnea (ceratite). Isso pode diminuir a visão. Se a boca não for lubrificada aumenta o desconforto para engolir alimentos secos e o número de cáries.

 

Em todas as doenças apresentadas, a consulta ao especialista é imprescindível. Procure seu reumatologista mais próximo aqui