#update-nag, .update-nag { display: none !important; }
Home > Doenças Reumatológicas > Síndrome do Túnel do Carpo

Síndrome do Túnel do Carpo

O que é?

É uma doença que causa dor, formigamento, queimação, amortecimento e inchaço difuso nas mãos, principalmente à noite, enquanto a pessoa dorme (mas também pode acontecer durante o dia). Às vezes, a pessoa acorda com a mão amortecida e precisa mexer a mão para voltar a senti-la. Pode atingir ambas as mãos. Alguns pacientes deixam cair objetos, principalmente ao acordar de manhã, devido a perda de sensibilidade.

Quem pode ter?

Qualquer pessoa pode ter e é muito comum em pacientes com fibromialgia e mulheres grávidas.

Qual a causa?

O que acontece é um dano ao nervo mediano que passa por um canal no punho (o túnel do carpo, ou seja, o túnel do punho) e vai se dividindo até a ponta dos dedos das mãos. A causa mais comum é a compressão do nervo no canal no punho. Este canal pode ficar muito estreito apertando o nervo, causando dor e formigamento. Muito comum na gravidez, quando a mulher ganha peso rapidamente. Outras causas de dano ao nervo são diabetes, hipotireoidismo, acromegalia (excesso de hormônio de crescimento), etc.

Como é feito o diagnóstico?

O diagnóstico é clínico, ou seja, o médico analisa os sintomas e os sinais do exame físico. Normalmente são pedidos exames de sangue para averiguar se há alguma doença causando o problema (como diabetes mal controlado, por exemplo). A eletroneuromiografia, um exame baseado em choques com agulhas inseridas no nervo, não é necessária para o diagnóstico, ao menos em casos que não melhoram e/ou que precisam de cirurgia.

Como é o tratamento?

O tratamento consiste em três opções: em primeiro lugar, a tala para túnel do carpo – que mantém o punho em posição de descanso durante a noite. Se isso não funcionar, pode-se tentar o uso de remédios (via oral ou infiltração no local do nervo, como uma injeção). Outra opção em caso de não melhora com as práticas anteriores, é a cirurgia que também pode ser indicada quando a mão começa a mostrar sinais de atrofia na musculatura, por falta de inervação.

Quais as conseqüências?

Se não tratada, a síndrome do túnel do carpo pode causar atrofia do nervo e dos músculos da mão, além de perda da força para segurar objetos.

 

Em todas as doenças apresentadas, a consulta ao especialista é imprescindível. Procure seu reumatologista mais próximo aqui