SPR apoia entidade para reumáticos e familiares

  • Reading time:2 minuto(s) de leitura
  • Post category:blog
You are currently viewing SPR apoia entidade para reumáticos e familiares

A Associação Paranaense de Reumatologia (SPR) apoia a Associação Paranaense de Portadores de Doenças Reumáticas (Adore). 

Associação Paranaense de Portadores de Doenças Reumáticas (Adore) presta assistência aos portadores dos vários tipos de doenças reumáticas, em Curitiba e Região Metropolitana e conta com o apoio da SPR. A Adore foi criada em 2001 como grupo de apoio a reumáticos, a partir da iniciativa de um grupo de algumas mulheres portadoras de Esclerose Sistêmica Progressiva, conforme explica o presidente da entidade, Christopher Douglas Kachel.

“A princípio, este pequeno grupo reunia-se, mensalmente, numa das salas do Hospital de Clínicas do Paraná – onde médicos especializados em doenças reumáticas proferiam palestras e passavam informações sobre a doença. Com o passar do tempo, um número maior de doentes reumáticos e familiares foram se agregando, e, então, sentiu-se a necessidade de formalizar a associação para que também se discutisse sobre outros tipos de doenças reumáticas”, conta Kachel.

Segundo o presidente, a entidade tem o incentivo do reumatologista Dr. Valderílio Feijó Azevedo. “A Adore surgiu a partir da constatação de que vinha aumentando o número de portadores de doenças reumáticas, familiares e cuidadores. As pessoas procuram a associação em busca de tratamento adequado para suas patologias reumáticas, com o anseio de amenizar suas dores e deformações e o Dr. Valderílio nos apoiou, com o intuito de compartilhar informações sobre a doença, alcançar soluções para facilitar o acesso dos pacientes reumáticos num tratamento adequado e melhorar a qualidade de vida”, concluiu.

O popular “reumatismo” é um grupo de mais de 120 doenças reumáticas de causa não traumática que se caracterizam por alterações funcionais do sistema musculoesquelético. Acometem principalmente articulações, ossos ou músculos e são a segunda causa de gastos com auxílio saúde no País, segundo dados do Ministério da Saúde.