#update-nag, .update-nag { display: none !important; }
Home > Notícias > SPR participa da campanha “Outubro Rosa”

SPR participa da campanha “Outubro Rosa”

A Sociedade Paranaense de Reumatologia (SPR) participa da campanha “Outubro Rosa”, que conscientiza sobre o câncer de mama.A Sociedade Paranaense de Reumatologia (SPR) está participando da campanha “Outubro Rosa”, que mobiliza para conscientizar sobre o câncer de mama, estimulando o autoexame e a prevenção regular. Apesar da campanha e do trabalho de conscientização realizado em todo o país, quase 58 mil casos de câncer de mama devem ser registrados no País este ano, de acordo com dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca). “A média nacional ainda é muito alta, são registradas no País em torno de 14 mortes a cada 100 mil mulheres, um número que ainda preocupa”, frisa a reumatologista Débora Marinello.
Segundo a médica, o quanto antes for feito o diagnóstico do câncer de mama, maiores são as chances de cura. “Por isso, as mulheres devem realizar o autoexame e realizar acompanhamento médico regularmente. Outubro Rosa! Todos juntos na luta contra o câncer de mama”, frisou.
No Brasil, segundo o Inca, o risco estimado, para mulheres acima de 40 anos, é de 56,20 casos a cada 100 mil mulheres. “Aqui na região Sul o câncer de mama é o tipo mais frequente nas mulheres com média de 74,30 para cada grupo de 100 mil”, revela Marinello.
O movimento Outubro Rosa surgiu em 1990, na primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York, e desde então, vem sendo promovida anualmente em todo o mundo. O câncer de mama é a maior causa de morte por câncer nas mulheres em todo o mundo, com cerca de 522 mil mortes estimadas por ano. “A maior incidência ainda se encontra entre os 50 a 60 anos, porém, é cada vez mais comum o diagnóstico em mulheres mais jovens”, informa a médica da SPR.