12 de outubro: Dia Mundial da Artrite

  • Reading time:2 minuto(s) de leitura
  • Post category:blog

Milhões de pessoas em todo o mundo sofrem com Artrite, uma doença silenciosa que ataca principalmente as mulheres. 

O Dia Mundial da Artrite (12 de outubro) foi criado em 1996 pela Artrite e Reumatismo Internacional (ARI – Arthritis and Rheumatism International). Os objetivos do Dia Mundial da Artrite reumatoide são por chamar a atenção para a doença e promover os direitos dos doentes na sociedade.

A doença afeta milhões de pessoas em todo o mundo. Na Europa são mais de 120 milhões de pessoas que sofrem com a doença silenciosa que ataca principalmente as mulheres. Ela é caracterizada pela inflamação das articulações – causando dor, inchaço e rigidez ao acordar que dura mais que meia hora. Ataca as mãos, punhos, joelhos e pés, geralmente dos dois lados ao mesmo tempo. A artrite reumatoide é uma das principais causas de incapacidade temporária.

Diágnóstico – O diagnóstico é baseado nos sintomas e no exame físico. Quando o paciente tem o quadro típico, os exames não são necessários para o diagnóstico, só para acompanhamento. Mas nem sempre é assim. Existem casos, principalmente no início da doença, em que os sintomas não são típicos, o exame físico é difícil e o diagnóstico fica incerto.

Nestes casos, pode-se usar os exames de sangue (como VHS, PCR, fator reumatoide, anti-CCP) e a ressonância nuclear magnética para se chegar a uma conclusão definitiva. O fator reumatoide é positivo em 80% dos casos de artrite reumatoide, e aumenta a chance de uma doença mais grave.

Sintomas de artrite:
cansaço
mal estar
perda de peso
falta de apetite
rigidez pela manhã
dormência
febre ligeira
dores no peito
inchaço nas articulações