Osteoporose atinge mais de 10 milhões de brasileiros, a maioria são mulheres

  • Reading time:2 minuto(s) de leitura
  • Post category:blog / Notícias
You are currently viewing Osteoporose atinge mais de 10 milhões de brasileiros, a maioria são mulheres

Osteoporose: doença silenciosa que ataca principalmente as mulheres já atinge mais de 10 milhões de brasileiros

 A osteoporose é uma doença silenciosa que raramente apresenta sintomas até que esteja em um quadro mais avançado. Essa condição metabólica se caracteriza pela perda progressiva da densidade óssea, fazendo com que os ossos fiquem porosos. Por esse motivo, os portadores são mais suscetíveis a fraturas que podem causar perda de movimentos e independência, levando a incapacidade de locomoção e até mesmo o aumento da mortalidade.

O presidente da Sociedade Paranaense de Reumatologia, Valderílio Feijó Azevedo afirma que hábitos de vida, predisposição genéticas e idade são fatores de risco para a doença que atinge principalmente as mulheres.

“A osteoporose atinge mais de 10 milhões de brasileiros predominantemente do sexo feminino, acontecendo mais na época da menopausa pela diminuição dos níveis de estrogênio – porém, é um mito pensar que somente as mulheres são acometidas pela doença, pois acontece também em homens e em mulheres por outras causas. Baixa exposição ao sol, dietas com falta de nutrientes e sedentarismo, entre outros, são fatores predisponentes”, afirma o reumatologista.

Uma consulta com o especialista para diagnóstico preciso e também manejo terapêutico adequado são capazes de garantir aos pacientes maior qualidade de vida. Entre as atitudes preventivas que visam reestabelecer maior saúde aos portadores estão a alimentação saudável com alimentos ricos em cálcio -como o leite e derivados – a suplementação de vitamina D e atividades físicas de acordo com o quadro de cada paciente.

A segurança física também deve ser preservada de modo a se evitar quedas e fraturas decorrentes de acidentes, portanto – casas adaptadas com barras e pisos antiderrapantes para os idosos e pacientes com osteoporose são uma solução inteligente visando a prevenção.

Novas terapias e abordagens de tratamento estão constantemente sendo desenvolvidas, oferecendo esperança aos portadores. O Dia Mundial da Osteoporose é uma oportunidade para unir esforços em todo o mundo e promover uma maior conscientização sobre a doença.