Academia realizou sessão no Congresso SBR 2017

  • Reading time:3 minuto(s) de leitura
  • Post category:Notícias

A Academia Brasileira de Reumatologia realizou sessão no Congresso Brasileiro de Reumatologia. Palestra foi sobre a defesa do trabalho médico.

Diretoria da ABR, novos acadêmcios e membros eméritos
Diretoria da Academia Brasileira de Reumatologia, novos acadêmcios e membros eméritos

 

Na tarde de sexta-feira, dia 15 de setembro, a Academia Brasileira de Reumatologia realizou sessão, durante o Congresso SBR 2017. Os trabalhos foram presididos por Mario Newton de Azevedo, ao lado do conselheiro Científico, Aloysio Fellet, e da acadêmica anfitriã, Rejane Araújo. O palestrante convidado foi o Dr. Roberto D’Ávila, ex-presidente do Conselho Federal de Medicina que fez um relato das suas experiências a frente do trabalho de defesa do trabalho médico, ameaçado há alguns anos pela investida de outras profissões.

A defesa do ato médico, neste período, não foi tarefa simples. Com muito empenho, entretanto, foram vencidas batalhas no Congresso Nacional, e, posteriormente, no Poder Judiciário, garantindo ao médico o direito exclusivo ao diagnóstico e prescrição de medicamentos.

Na palestra, o Dr. Roberto D’Ávila fez um verdadeiro depoimento das experiências que viveu, usando uma paráfrase com o o livro de memórias de Pablo Neruda, “Confesso que Vivi”: “Sim, eu vivi as lutas, percalços e vitórias da nossa profissão ao longos dos últimos anos”. Para Dr. Roberto, a vitória dos médicos sempre dependerá da união e da paixão à profissão, do amor à causa da medicina e do trabalho médico.

NOVOS ACADÊMICOS Foram admitidos na ABR dois novos acadêmicos: O Dr. Sebastião Radominski, de Curitiba, e o Dr. Mauro Waldemar Keiserman, de Porto Alegre. O diploma de titular da cadeira número 9 da ABR ao Dr. Sebastião Radominski foi entregue pelo presidente da Academia, Dr. Mario Newton de Azevedo. O decano da reumatologia brasileira, Dr. Hilton Seda, entregou o diploma de titular da cadeira número 6 ao Dr. Mauro Waldemar Keiserman.

EMÉRITOS Também receberam diploma de Eméritos da Academia os reumatologistas Lauredo Ventura Bandeira, José Goldenberg, Carlos Eduardo Cury, Helenice Alves Teixeira Gonçalves, João Francisco Marques Neto. A sessão teve ainda uma reflexão, proposta com a apresentação de um vídeo com a canção “My Way”, interpretada pelo lendário Frank Sinatra. O encerramento da sessão foi feito pelo conselheiro Científico, Dr. Aloysio Fellet.

Veja mais fotos na nossa fan page, no Facebook.