Doença

Arterite de Takayasu

Um tipo de vasculite (doença em que ocorre inflamação de vasos sanguíneos) de causa desconhecida e que afeta de forma crônica a maior artéria do corpo humano, a aorta, e seus ramos primários.

O que é Arterite de Takayasu?
A Arterite de Takayasu (AT) é um tipo de vasculite (doença em que ocorre inflamação de vasos sanguíneos) de causa desconhecida e que afeta de forma crônica (isto é, por um período prolongado de tempo, geralmente vários anos) a maior artéria do corpo humano, a aorta, e seus ramos primários. Com o passar do tempo, a AT provoca uma diminuição do calibre das artérias afetadas (fenômeno chamado de estenose) e pode, às vezes, resultar no seu fechamento completo (fato denominado oclusão).

Qual o perfil das pessoas acometidas pela AT?
São acometidas pessoas de ambos os gêneros, com predomínio feminino em 80 a 90% dos casos. A doença se inicia geralmente na faixa entre 10 e 40 anos de idade, mas persiste por vários anos (evolução crônica) e o diagnóstico pode ocorrer muito tempo depois do início da mesma, já que as alterações mais características se desenvolvem de forma bastante lenta e gradual.

Quais os sinais e sintomas?   
No início da doença podem ocorrer sintomas gerais e pouco específicos (isto é, que ocorrem também em diversas outras doenças); fadiga (cansaço mesmo sem esforços), perda de peso e febre. Mais tarde pode surgir dor nas extremidades, desencadeada pelo seu uso, pois nas artérias já estreitadas pela doença não conseguem mais suprir as quantidades de oxigênio exigidas pelo esforço destas extremidades, fenômeno este conhecido como claudicação.

Encontre um Reumatologista

Somos uma sociedade sem fins lucrativos composta por médicos especialistas em reumatologia. Para consultas, procure o profissional mais próximo de sua região ou endereço.

Perguntas frequentes

“Apresento alguns sintomas que podem ser de reumatismo”. Mas e quando saber se é hora de procurar um reumatologista? Ao apresentar limitações durante a realização de movimento simples como escovar os cabelos ou os dentes, fraqueza nas articulações, dores persistentes, inchaços, rigidez matinal ou nas últimas horas da noite – sem que tenha havido contusão e/ou trauma, isso é, sem motivo aparente. O reumatologista é o especialista indicado que fará o diagnóstico a partir dos sintomas clínicos e demais exames, caso necessário.
A maioria das doenças que caracterizam o reumatismo são vistas em pessoas de idade avançada. Mas e criança, também pode ter? Sim, as crianças podem ser acometidas por doenças reumatológicas infantis. Inclusive durante o período de gravidez da mãe (exemplo de Lúpus Neonatal). A Reumatologia Pediátrica é a ramificação da especialidade que trata dos portadores crianças ou adolescentes.
As doenças reumáticas apresentam sintomas muitas vezes confundidos com outros males. É difícil diagnosticar. Será mesmo? Nem sempre. Como qualquer doença, existem critérios específicos a serem avaliados e levados em consideração. O Reumatologista é o especialista capaz de observar os sinais e sintomas, mesmo os de difícil caracterização e solicitar os exames que, junto ao quadro clínico – farão um diagnóstico preciso.
As articulações doem então é reumatismo. Será que é assim mesmo? Dores são manifestações clínicas ou sintomas presentes em diversas doenças, portanto nem toda dor na articulação é necessariamente de origem reumatológica. “Articulação doeu é reumatismo”? Não é verdade. É mito! Pode ser por conta de muitas outras patologias.
“Meu reumatismo ataca no frio”. O incômodo só aparece com o tempo frio? E no calor, não? ”Meu reumatismo ataca no frio”. Isso é mito! A doença existe independente da época do ano. O que acontece é que a percepção dolorosa e a sensibilidade aumentam bastante em baixa temperatura, levando o paciente a pensar que os incômodos aparecem e a doença se manifesta enquanto é frio.
Você já deve ter ouvido várias vezes a frase “Reumatismo é doença de velho!”. Mas será que isso é verdade? Não. Isso não é verdade. É mito! O “reumatismo” é um termo usado para caracterizar alguma das diversas doenças que se manifestam no sistema músculo esquelético. E elas podem acometer indivíduos de todas as faixas etárias. De crianças à idosos, qualquer pessoa pode ser portadora de um mal reumatológico.