Doença

Artrite Psoriásica

A artrite psoriásica (APs) é uma forma de artrite que afeta pessoas que possuem psoríase.

O que é artrite psoriásica?

A artrite psoriásica (APs) é uma forma de artrite que afeta pessoas que possuem psoríase. A psoríase caracteriza-se pelo aparecimento de lesões avermelhadas, escamosas, que acometem principalmente joelhos, cotovelos e couro cabeludo. A maioria das pessoas desenvolve psoríase primeiro e depois a artrite, mas em alguns pacientes a artrite pode começar antes das lesões de pele.

Quando e como ocorre a artrite psoriásica?

As estatísticas variam de país a país, porém acredita-se que entre 5% e 40% das pessoas que tem psoríase podem ter dor e inflamação das articulações. Assim como na doença da pele, o acometimento articular atinge mais as pessoas da raça branca. Homens e mulheres são afetados igualmente e os países europeus, como Dinamarca, Suécia e Rússia, são os mais atingidos. Existe um componente genético bastante forte na APs. A psoríase desenvolve-se em aproximadamente 50% dos irmãos de pessoas com esta doença quando ambos os pais são afetados; em 16% quando somente um pai tem psoríase; e em 8%, quando nenhum dos pais é afetado.

Encontre um Reumatologista

Somos uma sociedade sem fins lucrativos composta por médicos especialistas em reumatologia. Para consultas, procure o profissional mais próximo de sua região ou endereço.

Perguntas frequentes

“Apresento alguns sintomas que podem ser de reumatismo”. Mas e quando saber se é hora de procurar um reumatologista? Ao apresentar limitações durante a realização de movimento simples como escovar os cabelos ou os dentes, fraqueza nas articulações, dores persistentes, inchaços, rigidez matinal ou nas últimas horas da noite – sem que tenha havido contusão e/ou trauma, isso é, sem motivo aparente. O reumatologista é o especialista indicado que fará o diagnóstico a partir dos sintomas clínicos e demais exames, caso necessário.
A maioria das doenças que caracterizam o reumatismo são vistas em pessoas de idade avançada. Mas e criança, também pode ter? Sim, as crianças podem ser acometidas por doenças reumatológicas infantis. Inclusive durante o período de gravidez da mãe (exemplo de Lúpus Neonatal). A Reumatologia Pediátrica é a ramificação da especialidade que trata dos portadores crianças ou adolescentes.
As doenças reumáticas apresentam sintomas muitas vezes confundidos com outros males. É difícil diagnosticar. Será mesmo? Nem sempre. Como qualquer doença, existem critérios específicos a serem avaliados e levados em consideração. O Reumatologista é o especialista capaz de observar os sinais e sintomas, mesmo os de difícil caracterização e solicitar os exames que, junto ao quadro clínico – farão um diagnóstico preciso.
As articulações doem então é reumatismo. Será que é assim mesmo? Dores são manifestações clínicas ou sintomas presentes em diversas doenças, portanto nem toda dor na articulação é necessariamente de origem reumatológica. “Articulação doeu é reumatismo”? Não é verdade. É mito! Pode ser por conta de muitas outras patologias.
“Meu reumatismo ataca no frio”. O incômodo só aparece com o tempo frio? E no calor, não? ”Meu reumatismo ataca no frio”. Isso é mito! A doença existe independente da época do ano. O que acontece é que a percepção dolorosa e a sensibilidade aumentam bastante em baixa temperatura, levando o paciente a pensar que os incômodos aparecem e a doença se manifesta enquanto é frio.
Você já deve ter ouvido várias vezes a frase “Reumatismo é doença de velho!”. Mas será que isso é verdade? Não. Isso não é verdade. É mito! O “reumatismo” é um termo usado para caracterizar alguma das diversas doenças que se manifestam no sistema músculo esquelético. E elas podem acometer indivíduos de todas as faixas etárias. De crianças à idosos, qualquer pessoa pode ser portadora de um mal reumatológico.