Vasculites

Doença que afeta os vasos sanguíneos causando inflamação nas suas paredes. São divididas em vasculites de pequenos vasos, médios vasos e grandes vasos. Algumas podem afetar artérias e veias, outras afetam somente as artérias. Nas vasculites, as paredes dos vasos são invadidas por células do sistema imune, levando a estreitamentos, aneurismas e hemorragias.

As vasculites primárias são divididas em dois grupos: isoladas (quando acometem somente um órgão ou tecido como a pele ou os olhos, por exemplo); e, sistêmicas – quando atingem diversos órgãos (pulmões, rins e pele, por exemplo). As de grandes vasos são: arterite de takayasu e arterite temporal.

De médios vasos: poliarterite nodosa e doença de kawasaki; de pequenos vasos: granulomatose com poliangiíte (antiga granulomatose de wegener), granulomatose eosinofílica com poliangiíte (antiga síndrome de churg-strauss), poliangiíte microscópica, vasculite por IgA (antiga púrpura de henoch-schönlein) e crioglobulinemia. A doença de behçet é um tipo de vasculite que pode acometer vasos de qualquer tamanho.

As vasculites secundárias são as que são associadas com outras condições como outras doenças do sistema imune, infecções, câncer, medicamentos, etc. As manifestações são bastantes vastas, podendo cursar com alteração visual, auditiva, quadros pulmonares, espuma ou sangue na urina e diversas alterações da pele (nódulos, arroxeamento e até gangrena). No caso de suspeita de vasculite, o paciente deve ser encaminhado para o que o reumatologista inicie investigação o mais breve possível.