#update-nag, .update-nag { display: none !important; }
Home > Notícias > Presidente da SPR destaca união e trabalho coletivo, na inauguração

Presidente da SPR destaca união e trabalho coletivo, na inauguração

“‘Se quer ir rápido, vá sozinho. Se quer ir longe, vá em grupo’. Aqui na SPR queremos ir longe e estamos trabalhando em equipe, com este objetivo!”, afirmou o presidente da SPR, Dr. Marco, no seu discurso de inauguração da sede própria da Sociedade Paranaense de Reumatologia.

Dr. Marco Rocha Loures, presidente da SPR. Foto: Dr. Antonio Ribas
Pronunciamento do Dr. Marco Rocha Loures, presidente da SPR. Da esquerda para a direita: Dr. Nerlan de Carvalho (AMP), Dr. Georges Christopoulos (SBR), Dr. Marco, Dr. José Roberto Provenza (SBR) – atrás, Dr. Roberto Antonio Carneiro, Drª Gleyne Biagini (Abrasso-PR), Dr. Jurandir Ribas Filho (APM).  Foto: Dr. Antonio Ribas


Saudação do presidente da Sociedade Paranaense de Reumatologia, Dr. Marco Rocha Loures, ao presidente da Sociedade Brasileira de Reumatologia (SBR), Dr. Georges Basile Christopoulos; ex-presidente da Sociedade Paulista de Reumatologia, Dr. José Roberto Provenza, presidente eleito da SBR; presidente da Associação Médica do Paraná (AMP), Dr. Nerlan de Carvalho; Dr. Roberto Antonio Carneiro, conselheiro da SPR e Cidadão Benemérito de Curitiba; Drª Gleyne Biagini, presidente da Abrasso Paraná, e Dr. Jurandir Marcondes Ribas Filho, secretário geral da Academia Paranaense de Medicina.

Todos aqui presentes, neste momento, têm méritos e sem dúvida deveriam ser citados, um a um. Em eventos públicos, entretanto, mesmo os informais como este, os citados representam a muitos e esse também é um desafio pela união de segmentos de uma classe, de um setor, de uma área da nossa sociedade.
Assim, peço que cada um de vocês que está aqui presente tenha a certeza da sua importância, do respeito e do carinho que tem e recebem da Sociedade Paranaense de Reumatologia.
Esta é uma noite de alegria, em que a Sociedade Paranaense de Reumatologia vive um momento histórico.
Sonho dos nossos fundadores e de muitas diretorias, projeto da atual gestão que hoje consolidamos como um marco histórico da nossa entidade.
No ano passado completamos 50 anos da nossa fundação, nascida por iniciativa do nosso primeiro presidente, reumatologista Acir Rachid, com apoio dos colegas Antonio Carlos Boaretti, aqui presente, João Alceu Titton, Paulo Moreno Bergoc e Albano Manoel de Almeida Chaves Luis.
A história da reumatologia no estado do Paraná, no entanto, começa antes, com o nosso pioneiro Adalberto Scherer Sobrinho, que frequentou congressos nacionais e internacionais nos trouxe importantes inovações, de grande valia para a nossa atuação clínica, diagnósticos e tratamento.
Entre as décadas de 50 e 60, os professores de Clínica Médica, Dr. Lisandro Santos Lima e Dr. Gastão Pereira da Cunha, começaram a abordar temas da reumatologia na Faculdade de Medicina do Paraná.
Em 1958, o professor de Clínica Médica, Dr. Arnaldo Moura, organizou um curso semanal de reumatologia em Curitiba, com a presença de dois notáveis reumatologistas cariocas: Pedro Nava e Hilton Seda.
Em 1963, o Dr. Acir Rachid implantou a disciplina de reumatologia na Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Paraná (UFPR), tornando-se professor titular em 1978.
Alguns anos depois, com o funcionamento regular da disciplina, foram criados os cursos de especialização na área e, a partir de 1984, a residência em reumatologia.
Em 1970, a SPR organizou e recebeu o Congresso Brasileiro de Reumatologia. Desde então, Curitiba tem sediado várias jornadas de reumatologia do Cone Sul, contando sempre com o apoio e participação do Rio Grande do Sul e Santa Catarina.
Destacamos aqui a nossa jornada do ano passado, em Foz do Iguaçu, que reuniu colegas dos três estados do Sul e de várias regiões do país.
Voltando à história da SPR, no dia 22 de outubro de 1971, a Sociedade foi oficialmente registrada em cartório.
Hoje, dia 1º de junho de 2017, inauguramos a nossa sede própria.
Temos trabalhado muito intenso no Paraná para valorizar a reumatologia. Sabemos que a base da nossa valorização é a informação.
Estamos empenhados em um projeto de regionalização e interiorização da comunicação sobre a reumatologia, colocando cada vez mais os nossos especialistas em contato com a população.
Temos usado as redes sociais regularmente, a internet, realizado eventos e contato com apoio dos meios de comunicação para divulgar informações e ouvir os reumatologistas.
Assim as pessoas estão cada vez mais recebendo informações sobre a reumatologia, as doenças, sintomas a necessidade de diagnóstico e tratamento especializado.
Nossa sede estará sempre aberta aos reumatologistas e colegas médicos. Nossas atividades científicas acontecerão ao lado da nossa disposição de levar a reumatologia à população, para que cada vez mais a nossa especialidade e os reumatologistas sejam conhecidos e reconhecidos.
Queremos ser a Casa da Reumatologia do Paraná, aberta a todos, e também levar a nossa especialidade aos paranaenses.
Nossa disposição é a de estar, cada vez mais, motivando um trabalho coletivo com as entidades de reumatologia, com as academias, no sul do Brasil e nos demais estados.
Queremos estar sempre participativos, acompanhando estudos, pesquisas e eventos. Ressaltamos, ainda, a importância extraordinária da nossa Sociedade Brasileira de Reumatologia, sempre em busca da integração da especialidade como ação fundamental da nossa valorização.

Caros colegas: Hoje, na inauguração da nossa sede, proponho convergir nossa alegria em gratidão. Vamos aplaudir aqui a todos os nossos pioneiros da reumatologia, no Brasil e no Paraná, a todos que citamos aqui e muitos outros, que se dedicaram vigorosamente à nossa especialidade. Seus ideais, sua dedicação e seu trabalho nos trouxeram até aqui e tornaram esse momento possível.
A todos os atuais diretores, conselheiros e voluntários da SPR, também registro o agradecimento pelo apoio incondicional. Sem vocês seria impossível concretizarmos esta inauguração.

Aproveito este momento para relembrar a missão da nossa Sociedade Brasileira:
“Promover a excelência da Reumatologia mediante incentivo ao ensino, à pesquisa e à assistência e contribuir para a formulação de políticas públicas, visando à saúde e ao bem-estar do paciente reumático”.
“Congregar os reumatologistas e promover, divulgar e ampliar a abrangência do exercício da especialidade”.
Os objetivos estão traçados. O que precisamos é de união e trabalho para alcança-los. O Paraná está consciente e atuante de acordo com a nossa missão.

Finalizo citando um provérbio africano: “Se quer ir rápido, vá sozinho. Se quer ir longe, vá em grupo”.
Aqui na SPR queremos ir longe e estamos trabalhando em equipe, com este objetivo!
Muito obrigado a todos que têm contribuído para o engrandecimento da reumatologia e o desenvolvimento da nossa medicina!

Foto destaque:  Dr. Georges Basile Christopoulos, presidente da Sociedade Brasileira de Reumatologia (SBR); Dr. Marco Rocha Loures, presidente da Sociedade Paranaense de Reumatologia (SPR); Dr. José Roberto Provenza, ex-presidente da Sociedade Paulista de Reumatologia (SPR), presidente eleito da SBR. Foto: Dr. Antonio Ribas

Leia aqui texto sobre a inauguração da sede própria da SPR

Imprensa: Edmundo Pacheco (44) 99949 4239